OGPS -  O Guia de Praias e Serviços de São Sebastião
Notícias - Gabriel Medina conquista a primeira etapa do circuito mundial do surfe
Gabriel Medina conquista a primeira etapa do circuito mundial do surfe

11/03/2014

GOLD COAST - O brasileiro Gabriel Medina conquistou nesta terça-feira o título da primeira etapa do ASP World Tour, o Circuito Mundial do Surfe, realizada na Gold Coast, na Austrália. Na final, ele superou o ídolo local Joel Parkinson, nos minutos finais da bateria, se tornando o primeiro surfista do País a ser campeão na Gold Coast. A diferença entre ambos foi mínima com 16,33 pontos para Medina e 16,27 para o australiano.


"Estou muito feliz por começar o ano com vitória. Eu trabalhei muito duro para me recuperar da contusão que tive em dezembro para poder estar aqui participando desta primeira etapa. Eu tive baterias muito difíceis hoje e o Joel (Parkinson) é um surfista fantástico. Ele começou bem a bateria, mas tentei fazer o meu melhor e quase nem acredito que consegui vencer esse campeonato", disse Medina.
O início da final foi bem mais favorável a Parkinson, que nas suas duas primeiras ondas obteve as notas 9,00 e 6,83, enquanto Medina recebeu 6,17 e 7,00. Após uma tentativa frustrada, o australiano conseguiu um 7,27, o que elevou a sua nota total para 16,27.

Inicialmente, Medina conseguiu notas insuficientes para virar a final. Depois, obteve 8,50 e 7,83, o que lhe garantiu a vitória na Gold Coast, pois Parkinson não conseguiu melhorar o seu desempenho.

Antes, na sua campanha para ser campeão, Medina passou por Taj Burrow nas semifinais, também com um placar apertado - 14,13 a 14,10. Ele também derrotou o australiano Mick Fanning nas quartas de final, por 15,83 a 14,00.
Já Parkinson eliminou Adriano Souza, o Mineirinho, nas semifinais, evitando uma decisão brasileira na Gold Coast. Na disputa da vaga para a final, ele conseguiu a melhor onda do campeonato - um tubo seguido por várias manobras - que lhe rendeu 9,93. Assim, terminou o confronto com 18,70 contra apenas 9,67 pontos do Mineirinho.

Nas quartas de final, Parkinson havia batido outro surfista do País, Miguel Pupo, por 17,93 a 13,26. Mineirinho, por sua vez, vinha embalado por uma vitória sobre o norte-americano Kelly Slater, que era o atual campeão na Gold Coast, por 16,53 a 12,17.

O ASP World Tour prossegue na Austrália, com a disputa da segunda das 11 etapas do campeonato de 2014 em Surfers Point, na Austrália Ocidental, a partir do dia 2 de abril.


Fonte :   Estadão - Foto: KIRSTIN SCHOLTZ/EFE
Publicidade
Copyright © OGPS - O Guia de Praias e Serviços de São Sebastião
Todos os direitos reservados.