OGPS -  O Guia de Praias e Serviços de São Sebastião
Notícias - O Sebastianense Gabriel Medina vence o Fiji Pro em Cloudbreak e recupera a liderança do ranking mundial.
O Sebastianense Gabriel Medina vence o Fiji Pro em Cloudbreak e recupera a liderança do ranking mundial.

06/06/2014
O brasileiro Gabriel Medina brilhou no Fiji Pro 2014 e recuperou a liderança do ranking mundial depois de vencer a quinta etapa do WCT em Cloudbreak.
Em ondas de até 1,5 metro, Medina fechou com chave-de-ouro a sua campanha impecável ao bater o norte-americano Nat Young na finalíssima.
Foi a segunda final de Gabriel Medina em Fiji e a primeira vez que um brasileiro conquistou o título da etapa. Em 2011, Medina subiu ao pódio em sua primeira prova no local, perdendo para Kelly Slater na decisão.
Para chegar ao topo do Fiji Pro, o garoto brasileiro mostrou um arsenal variado nos confrontos que disputou, mandando bem nos tubos, batidas, rasgadas e aéreos.

Na primeira semifinal, Nat Young escolheu melhor as ondas e superou o taitiano Michel Bourez com notas 6.17 e 7.83, contra 7.33 e 4.77 do adversário.

Em seguida, Gabriel Medina não deu chance alguma ao norte-americano Kolohe Andino. Determinado a recuperar a liderança do ranking mundial, Medina liderou a batalha do início ao fim, saindo da água com 9.07 e 8.43 nas duas melhores ondas, contra apenas 4.17 e 5.40 de Kolohe. O brazuca ainda teve dois descartes (6.17 e 5.87) superiores às notas obtidas pelo adversário.

A decisão começou pegando fogo. Posicionado mais para dentro do pico, Medina mostrou muita inteligência ao dropar uma onda para alcançar uma melhor posição na bancada. Assim que saiu, já remou numa boa esquerda e arrancou 7.33 para sair na frente.

Depois de esperar pacientemente pelas séries, Nat Young reagiu com 8.17, mas Medina respondeu com um canudo ainda melhor na onda de trás e espancou a onda até o fim para descolar 9.87.

Na segunda onda, Nat tentou diminuir a vantagem de Gabriel com 6.60, mas a resposta foi novamente agressiva: 8.53. Precisando de uma combinação de notas no total de 18.41 para virar, o norte-americano não conseguiu ameaçar o brasileiro. Nat ainda viu seu adversário acertar um belo alley-oop e cair ao aterrissar em um aéreo full rotation na finalização.

“Foi uma bateria dura. Nat (Young) arrebenta também e tive a sorte de pegar duas ondas boas. Estava muito nervoso dentro daqueles tubos, não conseguia ver nada, mas quando eu saía ficava amarradão. Essa sensação de vencer é incrível, estou muito feliz. Todo o trabalho árduo aqui foi recompensado”, disse o atleta emocionado.

Medina falou também sobre os principais adversários na briga pelo título. “Eles estão muito próximos. Kelly tem bons resultados, Michel tem duas vitórias. É muito cedo pra falar, mas estou me sentindo bem", revelou Medina.

A sexta etapa do WCT 2014 acontece nas direitas de Jeffreys Bay, na África do Sul, entre 10 e 21 de julho. Medina promete chegar com antecedência para entrar em sintonia com o pico. "Nunca estive em Jeffreys. Vou chegar antes do evento para treinar e testar algumas pranchas. Porém, agora eu vou pra casa para me preparar para Jeffreys. Todo mundo no Brasil deve estar muito orgulhoso de mim e gostaria de agradecer pela torcida e dizer que estou muito feliz. Quero agradecer também a toda a galera da ilha de Namotu que estava torcendo por mim. Obrigado a todos em Fiji, adoro aqui, especialmente com uma vitória", finalizou o atleta.

Já Nat Young ficou muito decepcionado com a derrota. "Terceira final e terceiro vice-campeonato, então é frustrante. Minhas pranchas estavam boas e esperei por uma boa para começar a final. Infelizmente, perdi um pouco do ritmo e Gabriel encontrou ondas com mais oportunidade. Ele está surfando muito bem, então ele era sempre duro de derrotar, mas senti que dava pra mim. O vice-campeonato é um bom resultado, meu melhor no ano, então espero que seja um bom momento para ir a J-Bay e ao Tahiti", falou Nat, que já havia perdido as finais das etapas em Bells Beach e Supertubos para Adriano de Souza e Kai Otton, respectivamente, no ano passado.
Resultado do Fiji Pro 2014

1 Gabriel Medina (Bra)
2 Nat Young (EUA)
3 Kolohe Andino (EUA)
3 Michel Bourez (Tah)
5 Mick Fanning (Aus)
5 Kelly Slater (EUA)
5 John John Florence (Haw)
5 Adriano de Souza (Bra)
9 Filipe Toledo (Bra)
13 Alejo Muniz (Bra)
25 Jadson André (Bra)
25 Miguel Pupo (Bra)
25 Wiggolly Dantas (Bra)

Fonte :   http://waves.terra.com.br/
Publicidade
Copyright © OGPS - O Guia de Praias e Serviços de São Sebastião
Todos os direitos reservados.