OGPS -  O Guia de Praias e Serviços de São Sebastião
Notícias - Filipe Toledo é campeão do O Neill SP Prime em Maresias
Filipe Toledo é campeão do O Neill SP Prime em Maresias

13/11/2014
Na manhã deste sábado (08/11), Filipe Toledo venceu o ONeill SP Prime em Maresias, em uma final contra o australiano Matt Banting, com a praia lotada. Com muitos aéreos, o brasileiro conseguiu notas altíssimas para vencer o campeonato. Já na expression session (bateria para os atletas arriscarem manobras e conquistarem premiação em dinheiro), quem levou a melhor foi o brasileiro Ian Gouveia.

As quartas de final foram para a água logo às 7h45, quando a praia ainda não estava tão cheia e com três representantes do Brasil - Wiggolly Dantas, Italo Ferreira e Filipe Toledo. Guigui não conseguiu um bom somatório e se despediu do evento nas quartas, contra Matt Banting. No entanto, independentemente do resultado, ele já estava garantido no WCT do ano que vem.

Logo em seguida, veio uma bateria que tinha tudo para ser extremamente disputada: Italo Ferreira e Julian Wilson. Mas o brasileiro simplesmente atropelou Julian, mandando aéreos e manobras consistentes para somar 16.54 contra apenas 8.17 do australiano. Carlos Muñoz e Nathan Hedge se enfrentaram de forma bastante acirrada depois, e quem levou a melhor foi o costa-riquenho, por décimos de diferença. Por último nas quartas, lá estava ele: Filipe Toledo. Nenhuma grande novidade em relação ao que ele vinha fazendo no evento até então: aéreos, notas altíssimas, velocidade. Deixou Jack Freestone na combinação já na primeira metade da bateria e se garantiu nas semis.

Na semifinal, o Brasil perdeu um de seus representantes na busca pelo título. Contra Matt Banting, Italo não conseguiu se encontrar da mesma forma como nas quartas e precisava encontrar um 9.27 para virar o jogo. Não conseguiu a nota e parou por ali. Mesmo assim, ele é outro brasileiro que já está garantido no circuito mundial de 2015. Filipe Toledo enfrentou Carlos Muñoz em seguida, e já entrou na água acertando seus aéreos. Descartou um 8, para somar 9.73 e 8.40, deixando o rival em combinação de 18.44 até o fim da bateria. O local de Ubatuba manteve o ritmo que trouxe a Maresias desde o início da competição e se classificou para a final do evento.

Entre as semis e a final, a organização realizou uma expression session, valendo 5 mil dólares. Muitos brasileiros foram para a água tentar a sorte e, claro, se divertir. -Vou lá, voar um pouquinho-, disse Italo Ferreira antes de descer do palanque. Quem levou a melhor nas manobras e embolsou a premiação foi Ian Gouveia.

Era hora da final entre Filipe Toledo e Matt Banting. O australiano começou liderando, mas logo Filipinho começou a mandar seus aéreos com velocidade, fazendo parecer tudo muito fácil. Fez 6.50 e, depois, 9.17 com um aéreo muito alto. Era questão de administrar a diferença. Banting chegou a tirar 7.07, não suficiente para virar o resultado. Filipe ainda pegou uma onda em que voltou dois aéreos. Nota 9.87, Banting na combinação e Filipe foi coroado campeão do ONeill SP Prime em Maresias, levando a praia ao delírio. O troféu veio para consolidar a excelente atuação de Filipe no campeonato, já que ele foi, sem exageros, o destaque de todos os dias de evento.

Agora, Filipe Toledo, assim como seus colegas de WCT Gabriel Medina, Jadson Andre, Alejo Muniz, Adriano de Souza, Raoni Monteiro e Miguel Pupo, segue para o Havaí para disputar a última etapa do campeonato mundial, entre os dias 8 e 20 de dezembro.


RESULTADOS DO ÚLTIMO DIA DE SP PRIME:

QUARTAS DE FINAL

1a: Matt Banting 14.87 def. Wiggolly Dantas 10.80

2a: Italo Ferreira 16.54 def. Julian Wilson 8.17

3a: Carlos Muñoz 11.60 def. Nathan Hedge 11.17

4a: Filipe Toledo 15.67 def. Jack Freestone 9.77

SEMIFINAL

1a: Matt Banting 14.27 def. Italo Ferreira 9.53

2a: Filipe Toledo 18.43 def. Carlos Muñoz 3.93

FINAL

Filipe Toledo 19.04 def. Matt Banting 14.74

Fonte :   espn.uol.com.br
Publicidade
Copyright © OGPS - O Guia de Praias e Serviços de São Sebastião
Todos os direitos reservados.